Blog

5 passos importantes para uma boa gestão hospitalar

Tags

Postado: 5 de julho de 2023

Uma boa gestão hospitalar é essencial para garantir a qualidade do atendimento, a eficiência operacional e a sustentabilidade financeira da instituição de saúde.

Cada hospital tem suas particularidades e pode ter modos distintos de operação. Ainda assim, aqueles que ocupam cargos de gestão costumam ter um conjunto semelhante de responsabilidades.

Gestores hospitalares são responsáveis por supervisionar a administração geral do hospital, com o objetivo central de assegurar qualidade e segurança para os atendimentos. Garantir sustentabilidade financeira e boas condições de trabalho também fazem parte das suas atribuições. Quer elevar as chances de ser um bom gestor? Siga nossas dicas.

5 passos importantes para uma boa gestão hospitalar
Uma boa gestão hospitalar é essencial para garantir a qualidade do atendimento, a eficiência operacional e a sustentabilidade financeira da instituição de saúde.

Navegue pela matéria:

1. Adote uma postura analítica.

Um gestor hospitalar analítico deve fazer uso estratégico de todos os dados qualitativos e quantitativos, para tomar decisões mais eficientes e ágeis.

Para isso, é importante que todos os setores estejam estruturados, para coletar esses dados – como ambulatório, consultórios, laboratório, área de internação, centro cirúrgico, pronto socorro, setor financeiro, setor de compras, recepção, cozinha e recursos humanos.

Com essa postura, é mais fácil detectar os pontos fortes da instituição, bem como as falhas que devem ser revertidas, para alcançar melhores resultados.

2. Forneça treinamentos eficientes.

Um bom gestor deve garantir a boa capacidade de operação aos colaboradores do hospital.

Para isso, é fundamental aplicar treinamentos de qualidade, com uma constância adequada. Eles devem incluir ensinamentos técnicos, comportamentais, sanitários, higiênicos e, claro, de comunicação. Como sabemos, os atendimentos empáticos, transparentes e humanizados são cada vez mais valorizados e associados à fidelização.

De nada adiantará que a instituição tenha a melhor infraestrutura e os melhores equipamentos, se é a equipe a responsável pela experiência dos pacientes.

3. Adapte-se para atender o paciente 3.0

O perfil dos pacientes mudou – e seguirá mudando. Conforto, segurança, bom relacionamento, escuta ativa são o básico.

O novo perfil é bem mais exigente e também bem mais informado sobre saúde e terapias. Hoje não basta ser atendido por um especialista, é preciso fornecer consultas customizadas e capazes de esclarecer os mais variados anúncios e promessas sobre saúde, veiculados na mídia todos os dias.

Para atender a essas demandas, é fundamental que a gestão hospitalar esteja sintonizada à nova realidade. O gestor hospitalar deve conhecer seu público, para atendê-lo com excelência.

4. Tenha um planejamento estratégico e analise o desempenho a cada ciclo.

Isso é válido em todos os setores, mas o gestor hospitalar tem a maior responsabilidade, pois deve conectar todos os dados e usá-los de maneira estratégica, tendo, como objetivo, a longevidade da instituição.

Ter um planejamento com os propósitos organizacionais, os possíveis caminhos a serem seguidos pelos colaboradores, as metas para o futuro (de curto, médio e longo prazo), torna mais organizado o processo de trabalhar por um futuro promissor.

Os Key Performance Indicators, também conhecidos por KPIs, serão essenciais nessa jornada.

Somente através de métricas pré-estabelecidas será possível acompanhar os resultados dos setores e das estratégias aplicadas. Não se esqueça disso: dados são valiosos para otimizar os processos.

5. Invista em tecnologia

Como dito no tópico 2, a modernização das instituições de saúde não se sustenta sem um bom time de colaboradores.

Além de equipamentos inovadores, seguros e bem cuidados, é preciso instituir a cultura tecnológica na instituição.

A gestão hospitalar também diz respeito ao investimento de bons sistemas e softwares que organizam atividades, monitoram as equipes de maneira responsável, armazenam dados, geram relatórios úteis e várias outras funcionalidades.

Tudo isso vai possibilitar uma administração mais eficiente, com processos mais ágeis e resumidos para todas as áreas.

Leia também:

Gestão 4.0 na saúde: conceito e vantagens

Artigo redigido por: MarketMed – Consultoria e Marketing Médico

Publicado por: janpc

105 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JANPC

JANPC

Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...