5 passos importantes para uma boa gestão hospitalar
TagsPostado: 5 de julho de 2023

Postado: 5 de julho de 2023
Uma boa gestão hospitalar é essencial para garantir a qualidade do atendimento, a eficiência operacional e a sustentabilidade financeira da instituição de saúde.
Cada hospital tem suas particularidades e pode ter modos distintos de operação. Ainda assim, aqueles que ocupam cargos de gestão costumam ter um conjunto semelhante de responsabilidades.
Gestores hospitalares são responsáveis por supervisionar a administração geral do hospital, com o objetivo central de assegurar qualidade e segurança para os atendimentos. Garantir sustentabilidade financeira e boas condições de trabalho também fazem parte das suas atribuições. Quer elevar as chances de ser um bom gestor? Siga nossas dicas.
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Um gestor hospitalar analítico deve fazer uso estratégico de todos os dados qualitativos e quantitativos, para tomar decisões mais eficientes e ágeis.
Para isso, é importante que todos os setores estejam estruturados, para coletar esses dados – como ambulatório, consultórios, laboratório, área de internação, centro cirúrgico, pronto socorro, setor financeiro, setor de compras, recepção, cozinha e recursos humanos.
Com essa postura, é mais fácil detectar os pontos fortes da instituição, bem como as falhas que devem ser revertidas, para alcançar melhores resultados.
Um bom gestor deve garantir a boa capacidade de operação aos colaboradores do hospital.
Para isso, é fundamental aplicar treinamentos de qualidade, com uma constância adequada. Eles devem incluir ensinamentos técnicos, comportamentais, sanitários, higiênicos e, claro, de comunicação. Como sabemos, os atendimentos empáticos, transparentes e humanizados são cada vez mais valorizados e associados à fidelização.
De nada adiantará que a instituição tenha a melhor infraestrutura e os melhores equipamentos, se é a equipe a responsável pela experiência dos pacientes.
O perfil dos pacientes mudou – e seguirá mudando. Conforto, segurança, bom relacionamento, escuta ativa são o básico.
O novo perfil é bem mais exigente e também bem mais informado sobre saúde e terapias. Hoje não basta ser atendido por um especialista, é preciso fornecer consultas customizadas e capazes de esclarecer os mais variados anúncios e promessas sobre saúde, veiculados na mídia todos os dias.
Para atender a essas demandas, é fundamental que a gestão hospitalar esteja sintonizada à nova realidade. O gestor hospitalar deve conhecer seu público, para atendê-lo com excelência.
Isso é válido em todos os setores, mas o gestor hospitalar tem a maior responsabilidade, pois deve conectar todos os dados e usá-los de maneira estratégica, tendo, como objetivo, a longevidade da instituição.
Ter um planejamento com os propósitos organizacionais, os possíveis caminhos a serem seguidos pelos colaboradores, as metas para o futuro (de curto, médio e longo prazo), torna mais organizado o processo de trabalhar por um futuro promissor.
Os Key Performance Indicators, também conhecidos por KPIs, serão essenciais nessa jornada.
Somente através de métricas pré-estabelecidas será possível acompanhar os resultados dos setores e das estratégias aplicadas. Não se esqueça disso: dados são valiosos para otimizar os processos.
Como dito no tópico 2, a modernização das instituições de saúde não se sustenta sem um bom time de colaboradores.
Além de equipamentos inovadores, seguros e bem cuidados, é preciso instituir a cultura tecnológica na instituição.
A gestão hospitalar também diz respeito ao investimento de bons sistemas e softwares que organizam atividades, monitoram as equipes de maneira responsável, armazenam dados, geram relatórios úteis e várias outras funcionalidades.
Tudo isso vai possibilitar uma administração mais eficiente, com processos mais ágeis e resumidos para todas as áreas.
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Artigo redigido por: MarketMed – Consultoria e Marketing Médico
Publicado por: janpc
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