Atendimento humanizado: conheça a sua importância
TagsPostado: 22 de dezembro de 2022

Postado: 22 de dezembro de 2022
Cuidado e acolhimento são elementos estruturantes e fundamentais de todo atendimento médico humanizado. Assim, para além do conhecimento técnico e dos recursos tecnológicos oferecidos para garantir a segurança do paciente, o relacionamento e o elo de confiança que se estabelecem durante uma consulta de saúde proporcionam uma sensação de bem-estar em quem recebe a assistência e amplia a possibilidade de ser cuidado em sua integralidade.
Em 2000, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) e, desde 2003, atua com a iniciativa HumanizaSUS, com o objetivo de qualificar o atendimento na saúde pública, pressupondo atendimento humanizado, com tratamento individualizado e baseado nas necessidades físicas e emocionais do paciente, promover escuta atenta e diferenciada para o paciente, manter uma comunicação clara e acessível, valorizar diferentes profissionais no cuidado ao paciente, dentre outras questões.
Se pensarmos que as pessoas buscam por médicos e instituições de saúde quando precisam solucionar problemas de saúde e se encontram, na maioria das vezes, em situação de vulnerabilidade, é fundamental que o cenário para ser atendido seja acolhedor e receptivo, respeitando o paciente e seus familiares e buscando construir bons relacionamentos entre médico e paciente.
Entenda o que é o atendimento humanizado, como funciona e como implementá-lo em instituições de saúde.
Navegue pela matéria:
O atendimento humanizado se preocupa com o cuidado integral das pessoas, ampliando o olhar para a saúde em sua totalidade Além do paciente, o profissional de saúde também acolhe os familiares envolvidos no diagnóstico e tratamento, procurando estabelecer trocas solidárias entre todos que fazem parte do processo de atendimento de saúde. Além disso, procura-se orientar ao máximo o paciente e a família sobre o tratamento, com ética, respeito às diferenças, privacidade, empatia, diálogo, conhecimento técnico e infraestrutura adequada.
Esse tipo de atendimento traz muitos benefícios para pacientes, familiares, profissionais e gestores de saúde. Portanto, sua implantação requer mudança na conduta da instituição de saúde, que deve estar presente na cultura e nas ações dos integrantes da empresa.
Existe um documento de referência com as diretrizes do Ministério da Saúde, estabelecidas pelo Programa Nacional de Humanização (PNH), para ajudar a nortear a implementação. Mas é preciso ter em mente que o atendimento humanizado é feito com atitudes de todos que precisam direcionar o cuidado em prol da saúde.
Publicado por: janpc
89 Visualizações
Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...
Deixe um comentário