Blog

Como fazer a gestão de equipes hospitalares?

Tags

Postado: 20 de junho de 2022

Uma boa gestão de equipes hospitalares é fundamental para o sucesso de uma unidade de saúde, assim como em qualquer tipo de negócio. Inclusive, na área da saúde há ainda um fator ainda mais relevante: o de salvar vidas. Mas você sabia que investir constantemente nas lideranças de uma empresa impacta diretamente no ambiente organizacional e na dinâmica de trabalho das equipes?

Na coletânea “Great Leader to Work: como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar”, os autores Cauê Oliveira e Gustavo Penna explicam que “a proporção de confiança de qualquer ambiente será, sempre, inversamente proporcional à de domínio. Quanto mais confiança, menos controle. Quanto mais confiança, mais expectativa e menos certeza!”. 

Nessa linha de pensamento, investir em lideranças significa proporcionar aos colaboradores um bom lugar para se trabalhar, e os laços de confiança impactam diretamente na produtividade e no alcance das metas. Entenda por que é importante investir na capacitação de lideranças de equipes de saúde e como desenvolver grandes líderes na sua empresa.

Uma equipe engajada é consequência de líderes competentes e isso se reflete no bom atendimento

Investir nas lideranças resulta em uma boa gestão de equipes hospitalares


Primeiramente, uma equipe engajada é consequência de líderes competentes e capazes de estabelecer um bom relacionamento com os colaboradores de uma empresa, o que, na área da saúde, é tão importante, devido à variedade de cargos e funções necessários para prestar um atendimento assistencial de excelência.

A princípio, esses profissionais precisam estar atualizados e atentos às tendências do mercado, além de serem completamente comprometidos com a missão institucional. Dessa forma, poderão envolver o seu time com os objetivos e metas da organização, estabelecendo relações de confiança mútua e
comprometimento com os resultados esperados.

Benefícios do investimento em lideranças


·       Funcionários motivados e comprometidos;
·       Retenção de talentos;
·       Empatia entre as pessoas de uma mesma equipe;
·       Relações de confiança e gratidão;
·       Incorporação da cultura organizacional;
·       Sensação de bem-estar no ambiente de trabalho;
·       Melhoria da qualidade de vida;
·       Sentimento de orgulho em fazer parte da equipe;
·       Aumento da produtividade;
·       Ausência de problemas emocionais entre os colaboradores.

Como desenvolver grandes lideranças em uma empresa e potencializar a gestão de equipes hospitalares?

 Em outras palavras, para ser líder, é preciso ir além de um comportamento de chefe ou coordenador de equipe. Nesse sentido, a liderança deve ser capaz de inspirar os colaboradores, construindo o seu time pouco a pouco, de forma que a conquista de um seja vista como uma vitória de todos.

O assunto é muito mais complexo na prática do que na teoria, pois envolve um fator muito importante: o humano. Existem pessoas que parecem ter nascido prontas para se tornarem grandes líderes, mas até esses talentos precisam ser lapidados com treinamentos e capacitações.

Lembre-se: o resultado do investimento em lideranças é fundamental para o crescimento de uma organização, além de contribuir para a harmonia e a saúde física e emocional dos colaboradores de uma empresa.

Como bem disseram os autores mencionados no início deste post, para ser uma grande liderança, é preciso reunir quatro pilares: comunicar, inspirar, escutar e cuidar. Assim, no dia a dia, certamente, esses quatro verbos serão primordiais para se obter os melhores resultados.

Por Janpc Serviços em Saúde

Publicado por: janpc

82 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JANPC

JANPC

Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...