Como promover uma comunicação eficiente no hospital?
TagsPostado: 14 de julho de 2023

Postado: 14 de julho de 2023
A comunicação é uma habilidade fundamental em todos os processos que envolvem cuidados de saúde.
Assim como clareza e honestidade entre médico e paciente abrem caminho para diagnósticos precisos e tratamentos adequados, a troca de informações entre os membros da equipe influencia toda a cadeia de trabalho.
Quando os profissionais de saúde não estão se comunicando de forma eficaz, ética e responsável, a segurança do paciente é colocada em risco por vários motivos, como:
Resumindo: a má comunicação abre brechas para erros médicos, atendimentos de baixa qualidade e desperdício de recursos.
Navegue pela matéria:
Para melhorá-la de uma instituição de saúde, primeiro é necessário mapear e entender os padrões atuais da organização.
Se você é o gestor do hospital, faça uma análise sobre as políticas de comunicação que você implementou e liste os métodos, apontando para suas efetividades e falhas. Pense também a respeito da mensagem cultural geral do hospital. Ela está presente?
Também será necessário reservar um tempo para avaliar os aspectos da comunicação entre:
Para isso, pergunte aos funcionários como eles se sentem em relação à comunicação interna e quais melhorias desejam ver.
Canais de sociabilidade complexos demais podem aumentar as chances de ruídos e problemas. Quando os colaboradores precisam transmitir as mesmas informações de várias maneiras diferentes ou para várias pessoas separadamente, a mensagem pode perder a consistência.
Ainda, se a comunicação através dos canais oficiais não for adequada, a equipe pode perdê-las e optar por procurar soluções alternativas – incompletas e de confiabilidade reduzida.
Um exemplo: se a enfermeira tiver que ligar para o médico para relatar e documentar os resultados de um exame, ela pode ser interrompida ou cometer erros. Por isso é fundamental que as configurações de comunicação da equipe sigam padrões e precauções e que os registros estejam reunidos em um ambiente digital acessível a quem tiver autorização.
Hoje existem softwares adequados para simplificar as comunicações o máximo possível, removendo barreiras e redundâncias (inclusive nos registros) e simplificando o envio de notificações. Aplicativos de digitalização de documentos também são muito úteis.
Quem trabalha em hospital normalmente costuma ter os horários apertados e, de repente, pode se ocupar de necessidades urgentes. Com essa rotina, a checagem de e-mails e a atualização sobre os comunicados do hospital podem ser comprometidos.
Para garantir que a equipe hospitalar obtenha as informações necessárias a tempo, é importante dispor de canais internos simples e ágeis.
Já que todos estão familiarizados com smartphones, é possível usufruir deles. Aplicativos de mensagens compatíveis com recursos de digitalização permitirão que a equipe se comunique de maneira imediata e eficiente.
Na raiz de qualquer uma das práticas acima, deve estar a ideia de que é um recurso de grande valor para a organização. A comunicação pode, perfeitamente, ser compreendida como uma das metas da instituição de saúde.
Para começar a normalizá-la que você deseja ver em sua organização, torne-se mais acessível e certifique-se de recompensar a atitude daqueles que se comunicam de maneira efetiva.
Redigido por MarketMed – Consultoria e Marketing Médico
Publicado por: janpc
226 Visualizações
Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...
Deixe um comentário