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Como promover uma comunicação eficiente no hospital?

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Postado: 14 de julho de 2023

A comunicação é uma habilidade fundamental em todos os processos que envolvem cuidados de saúde.

Assim como clareza e honestidade entre médico e paciente abrem caminho para diagnósticos precisos e tratamentos adequados, a troca de informações entre os membros da equipe influencia toda a cadeia de trabalho.

Quando os profissionais de saúde não estão se comunicando de forma eficaz, ética e responsável, a segurança do paciente é colocada em risco por vários motivos, como:

  • Ausência de informações relevantes;
  • Má interpretação das informações;
  • Ordens pouco claras;
  • Mau uso do tempo e dos equipamentos;
  • Decisões negligentes.

Resumindo: a má comunicação abre brechas para erros médicos, atendimentos de baixa qualidade e desperdício de recursos.

Como promover uma comunicação eficiente no hospital?
A comunicação é uma habilidade fundamental em todos os processos que envolvem cuidados de saúde.

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Dicas para melhorar a comunicação em hospitais

1. Comece avaliando seus métodos atuais de comunicação

Para melhorá-la de uma instituição de saúde, primeiro é necessário mapear e entender os padrões atuais da organização.

Se você é o gestor do hospital, faça uma análise sobre as políticas de comunicação que você implementou e liste os métodos, apontando para suas efetividades e falhas. Pense também a respeito da mensagem cultural geral do hospital. Ela está presente?

Também será necessário reservar um tempo para avaliar os aspectos da comunicação entre:

  • A diretoria e a administração;
  • A administração e a equipe;
  • A equipe e os pacientes.

Para isso, pergunte aos funcionários como eles se sentem em relação à comunicação interna e quais melhorias desejam ver.

2. Invista em canais de comunicação modernos

Canais de sociabilidade complexos demais podem aumentar as chances de ruídos e problemas. Quando os colaboradores precisam transmitir as mesmas informações de várias maneiras diferentes ou para várias pessoas separadamente, a mensagem pode perder a consistência.

Ainda, se a comunicação através dos canais oficiais não for adequada, a equipe pode perdê-las e optar por procurar soluções alternativas – incompletas e de confiabilidade reduzida. 

Um exemplo: se a enfermeira tiver que ligar para o médico para relatar e documentar os resultados de um exame, ela pode ser interrompida ou cometer erros. Por isso é fundamental que as configurações de comunicação da equipe sigam padrões e precauções e que os registros estejam reunidos em um ambiente digital acessível a quem tiver autorização.

Hoje existem softwares adequados para simplificar as comunicações o máximo possível, removendo barreiras e redundâncias (inclusive nos registros) e simplificando o envio de notificações. Aplicativos de digitalização de documentos também são muito úteis.

3. Facilite o acesso às informações internas

Quem trabalha em hospital normalmente costuma ter os horários apertados e, de repente, pode se ocupar de necessidades urgentes. Com essa rotina, a checagem de e-mails e a atualização sobre os comunicados do hospital podem ser comprometidos.

Para garantir que a equipe hospitalar obtenha as informações necessárias a tempo, é importante dispor de canais internos simples e ágeis.

Já que todos estão familiarizados com smartphones, é possível usufruir deles. Aplicativos de mensagens compatíveis com recursos de digitalização permitirão que a equipe se comunique de maneira imediata e eficiente.

4. Institua uma “cultura de boa comunicação”

Na raiz de qualquer uma das práticas acima, deve estar a ideia de que é um recurso de grande valor para a organização. A comunicação pode, perfeitamente, ser compreendida como uma das metas da instituição de saúde.

Para começar a normalizá-la que você deseja ver em sua organização, torne-se mais acessível e certifique-se de recompensar a atitude daqueles que se comunicam de maneira efetiva.

Redigido por MarketMed – Consultoria e Marketing Médico

Publicado por: janpc

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