Gestão 4.0 na saúde: conceito e vantagens
TagsPostado: 19 de abril de 2023

Postado: 19 de abril de 2023
A gestão 4.0 é toda baseada em tecnologia.
Seu grande objetivo é ajudar empresas de diversos nichos a se manter, evoluir e performar melhor, em meio a um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico.
Essa quarta era da revolução industrial se aplica ao gerenciamento empresarial, utilizando tecnologias avançadas para otimizar processos diversos. Inteligência artificial (IA), realidade virtual (VR), internet das coisas (IoT) e robótica são alguns dos recursos ultramodernos disponíveis.
De maneira geral, essas ferramentas facilitam o trabalho dos colaboradores, agregam eficiência, fornecem precisão de desempenho e de análise de ciclos e ainda podem contribuir com as análises do estado de saúde dos pacientes.
Navegue pela matéria:
A tecnologia pode contribuir com o setor de diversas maneiras e em todas as etapas.
Desde a divulgação dos serviços até a marcação de consultas e o gerenciamento de insumos, dezenas de recursos digitais podem se fazer presentes.
Independente do setor público ou privado, as transformações trazidas pela tecnologia nesse setor trazem soluções para alguns dos desafios enfrentados no dia a dia, como a redução do tempo de espera, acessibilidade, humanização no atendimento, entre outros.
Toda mudança nos modos de operação, dentro de uma instituição de saúde, carrega seus desafios, mas, com um planejamento racional, valerá a pena.
Este pode ser o desafio número 1 de algumas empresas atuantes na área da saúde. Obviamente os novos softwares, maquinários e programas de inteligência artificial exigirão verba.
Buscar uma visão macro e de longo prazo a respeito dos retornos é fundamental para encorajar o início da transformação.
Abrir as portas para a gestão 4.0 exigirá uma mudança cultural na empresa.
Tanto os líderes quanto a equipe devem compreender as vantagens dos novos recursos, para incorporá-los com propósito às novas rotinas.
O setor da saúde é todo regido por normas regulatórias, portanto é necessário rever as resoluções e portarias publicadas pela Anvisa, para não correr o risco de faltar com as novas boas práticas, considerando a era digital e todos os recursos da gestão 4.0 que você vier a utilizar.
No que tange a privacidade dos pacientes, a Lei Geral de Proteção de Dados é um bom exemplo.
O paciente 4.0 é aquele que utiliza ou valoriza os recursos digitais e tecnológicos.
Ele sabe que não é mais necessário se locomover até a clínica ou laboratório para retirar seus resultados de exame, pois eles estão disponíveis e arquivados no site da empresa.
Muito além disso, ele reconhece uma instituição que se vale de ferramentas inovadoras para avaliar seu estado de saúde, aderiu à telemedicina e, em muitos casos, faz o próprio gerenciamento de saúde através de aplicativos de monitoramento cardíaco, nível de atividade diária, qualidade do sono e gasto calórico.
Publicado por: janpc
69 Visualizações
Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...
Deixe um comentário