Gestão de equipamentos médicos: uma questão de segurança
TagsPostado: 12 de abril de 2023

Postado: 12 de abril de 2023
Seja para diagnosticar, monitorar ou tratar pacientes, o andamento do trabalho das instituições de saúde depende cada vez mais de equipamentos médicos.
Portanto, neste cenário, um bom gerenciamento de manutenção de equipamentos médicos se faz necessário.
A revisão programada ajudará a garantir o fluxo de atendimento, reduzir custos com problemas evitáveis, garantir a satisfação do paciente e minimizar riscos associados ao mau funcionamento das máquinas e a problemas operacionais.
Navegue pela matéria:
Organize as informações sobre todos os equipamentos médicos da sua instituição de saúde.
Informações que não podem faltar:
E, para os próximos investimentos, tenha em mente que adquirir equipamentos de qualidade é sempre o melhor negócio!
É fundamental seguir as orientações de uso dos fabricantes. Sendo assim, os colaboradores que irão operar a máquina devem participar das reuniões e treinamentos sobre o equipamento em questão.
Isso vai garantir seu bom estado de conservação e tornará sua vida mais longa. Na prática, isso pode implicar em maior produtividade e lucratividade – e menos dores de cabeça!
O fabricante também deverá informar a melhor maneira de fazê-lo.
Esse tipo de manutenção diz respeito a visitas técnicas planejadas, com a finalidade de avaliar detalhadamente um equipamento médico específico, para identificar avarias e possíveis pequenos erros de operação que possam evoluir para um problema maior no futuro.
Dessa maneira, evita-se a manutenção corretiva – aquela que precisa ser feita emergencialmente e de maneira não programada!
Isso vai favorecer que a manutenção seja conduzida da maneira mais adequada possível, pois os profissionais autorizados passam por treinamentos mais rigorosos e acumulam mais experiência sobre determinados equipamentos.
Além disso, é indicado que um profissional da instituição de saúde acompanhe o trabalho de manutenção do equipamento, caso aconteça in loco.
Faça treinamentos de tempos em tempos, para reforçar as maneiras corretas de utilização dos equipamentos e para lembrá-los sobre a importância de preservar os itens através do manuseio adequado.
Isso vai assegurar que os funcionários conheçam melhor o maquinário – até mesmo a ponto de identificarem pequenos problemas.
Hoje existem softwares de gestão de hospitais e clínicas que se encarregam de planejar as manutenções dos equipamentos médicos por você.
Dessa forma, com a ajuda da tecnologia, fica mais fácil evitar que os dispositivos sofram danos, ou parem de funcionar de repente, prejudicando o atendimento e a assistência aos pacientes.
Portanto não se esqueça de que, no Brasil, o órgão governamental responsável pela regulação dos equipamentos médicos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Publicado por: janpc
66 Visualizações
Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...
Deixe um comentário