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Gestão de fluxo de pacientes: saiba como otimizar

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Postado: 22 de dezembro de 2022

Um dos desafios para a área da saúde pública ou privada se refere à gestão de fluxo de pacientes. Fidelizar os pacientes antigos e atrair novos a cada dia, oferecendo um serviço de qualidade e sem longos tempos de espera, são elementos fundamentais e que envolvem estratégias de planejamento para a otimização do fluxo de pessoas, que envolvem diversas etapas para que a assistência prestada seja, de fato, efetiva.  

Afinal, planejar formas de oferecer um bom atendimento e que permitam a satisfação dos pacientes atendidos contribui também para o aumento das taxas de fidelização, além de gerar melhores resultados em termos de produtividade e entrega dos serviços médicos.

Entenda o que é a gestão de fluxo de pacientes e conheça algumas estratégias para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Gestão de fluxo de pacientes: saiba como otimizar
A gestão de fluxo de pacientes de uma clínica visa melhorar a qualidade assistencial nos hospitais, além de poder reduzir filas e custos.

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Por que a seguridade do paciente deve ser considerada com um importante pilar da gestão na área da saúde?

O processo de gerir o fluxo de pacientes abrange diferentes aspectos que estão na base de todo atendimento de saúde eficiente e cuidadoso. Essa gestão facilita que as consultas se tornem mais humanizadas, melhorando a relação médico-paciente e, assim, conseguem elevar o grau de satisfação do paciente. E tudo isso, é claro, de forma rápida e segura.

Além disso, é preciso ter em mente que a tecnologia usada para otimizar processos, pode melhorar, a qualidade do atendimento e acaba gerando maior procura, aumentando o quantitativo de pacientes e a produtividade da clínica

Mas, antes de implementar uma gestão de fluxo de pacientes, é preciso estabelecer protocolos para o fluxo de atendimento, uma vez que a padronização dos processos facilita o alinhamento das equipes e, por consequência, aumenta a segurança do paciente. Além disso, é fundamental investir em sistemas que comportem o armazenamento de informações suficientes para o tipo de negócio, e que permitam gerar métricas para posterior análise, o que certamente ajudará os gestores na tomada de decisões e nas melhorias dos processos internos.

Conheça algumas estratégias para melhorar a gestão de fluxo de pacientes

·     Invista em ferramentas de gestão para otimizar o processo;

·     Faça treinamento com as equipes para facilitar a integração e melhorar o fluxo de marcações;

·     Estabeleça protocolos para pacientes portadores de necessidades especiais para aumentar o acolhimento e o conforto na sala de espera;

·     Defina metas mensais de pacientes;

·     Avalie os indicadores com foco em melhorias.

Lembre-se! Embora a gestão de fluxo do paciente seja um grande desafio, estar atento à capacidade de atendimento é fundamental para oferecer a melhor experiência para os pacientes.

Publicado por: janpc

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