Gestão de fluxo de pacientes: saiba como otimizar
TagsPostado: 22 de dezembro de 2022

Postado: 22 de dezembro de 2022
Um dos desafios para a área da saúde pública ou privada se refere à gestão de fluxo de pacientes. Fidelizar os pacientes antigos e atrair novos a cada dia, oferecendo um serviço de qualidade e sem longos tempos de espera, são elementos fundamentais e que envolvem estratégias de planejamento para a otimização do fluxo de pessoas, que envolvem diversas etapas para que a assistência prestada seja, de fato, efetiva.
Afinal, planejar formas de oferecer um bom atendimento e que permitam a satisfação dos pacientes atendidos contribui também para o aumento das taxas de fidelização, além de gerar melhores resultados em termos de produtividade e entrega dos serviços médicos.
Entenda o que é a gestão de fluxo de pacientes e conheça algumas estratégias para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
Navegue pela matéria:
O processo de gerir o fluxo de pacientes abrange diferentes aspectos que estão na base de todo atendimento de saúde eficiente e cuidadoso. Essa gestão facilita que as consultas se tornem mais humanizadas, melhorando a relação médico-paciente e, assim, conseguem elevar o grau de satisfação do paciente. E tudo isso, é claro, de forma rápida e segura.
Além disso, é preciso ter em mente que a tecnologia usada para otimizar processos, pode melhorar, a qualidade do atendimento e acaba gerando maior procura, aumentando o quantitativo de pacientes e a produtividade da clínica
Mas, antes de implementar uma gestão de fluxo de pacientes, é preciso estabelecer protocolos para o fluxo de atendimento, uma vez que a padronização dos processos facilita o alinhamento das equipes e, por consequência, aumenta a segurança do paciente. Além disso, é fundamental investir em sistemas que comportem o armazenamento de informações suficientes para o tipo de negócio, e que permitam gerar métricas para posterior análise, o que certamente ajudará os gestores na tomada de decisões e nas melhorias dos processos internos.
· Invista em ferramentas de gestão para otimizar o processo;
· Faça treinamento com as equipes para facilitar a integração e melhorar o fluxo de marcações;
· Estabeleça protocolos para pacientes portadores de necessidades especiais para aumentar o acolhimento e o conforto na sala de espera;
· Defina metas mensais de pacientes;
· Avalie os indicadores com foco em melhorias.
Lembre-se! Embora a gestão de fluxo do paciente seja um grande desafio, estar atento à capacidade de atendimento é fundamental para oferecer a melhor experiência para os pacientes.
Publicado por: janpc
64 Visualizações
Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...
Deixe um comentário