Você conhece a importância das comissões hospitalares?
TagsPostado: 26 de junho de 2023

Postado: 26 de junho de 2023
As comissões hospitalares dizem respeito a todas as crescentes preocupações sobre os padrões de atendimento em saúde. Através delas, é possível obter recomendações sólidas e fornecer aos pacientes um cuidado seguro, sustentável e de alta qualidade.
Navegue pela matéria:
Os protocolos, práticas e políticas das comissões hospitalares dão suporte abrangente para uma boa gestão hospitalar, embasando os direcionamentos em princípios como os abaixo:
O foco da Comissão de óbito é avaliar os óbitos de maneira crítica, a fim de detectar acidentes internos ou falhas operacionais capazes de comprometer a qualidade da assistência ou o curso da internação.
O regimento exige a emissão anual de um relatório detalhado sobre o perfil epidemiológico dos óbitos ocorridos na instituição. O documento deve ser entregue à Direção Técnica, que seguirá com as providências necessárias.
Essa é a área que revisa sistematicamente os prontuários dos pacientes atendidos, com o objetivo de identificar erros e inconformidades.
A partir dessa análise, deve-se seguir com as orientações e aplicações de medidas de regularização, a fim de garantir a qualidade das informações do paciente, durante seu período de internação.
Este órgão acumula funções educativas, consultivas e de orientação para o exercício ético e profissional dos enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Trata-se de um apanhado de informações, de caráter consultivo e deliberativo, baseado no zelo pela ética profissional.
Essa comissão foi criada para orientar a análise dos tipos de feridas e de suas causas.
Leva-se em consideração o histórico clínico do paciente, além de avaliar as técnicas e materiais utilizados no curativo.
Essas informações são fundamentais para que se defina o conjunto de técnicas mais adequado para diferentes casos.
A equipe de enfermeiros têm participação ativa na orientação e no monitoramento da cicatrização após o curativo.
Como o nome sugere, o objetivo dessa comissão é evitar acidentes, contaminações e doenças que decorram do ambiente de trabalho.
As orientações sobre preservação e promoção da vida devem ser estendidas aos colaboradores, de maneira permanente e com a aplicação de técnicas que, de fato, protejam o trabalhador.
As definições levam em conta a quantidade de empregados da instituição e o grau de risco das atividades exercidas.
Além das anteriores, existem ainda a comissão de ética multidisciplinar, a comissão da farmácia e terapêutica, a comissão multidisciplinar de terapia enteral e parenteral, a comissão de documentação médica e estatística e diversas outras.
Com a prática coerente e em acordo com as especificidades da instituição de saúde, as comissões hospitalares reúnem as melhores maneiras de garantir a oferta de serviços de alta qualidade para todos os envolvidos.
Publicado por: janpc
1.428 Visualizações
Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...
Deixe um comentário